Sentido de Pertença…

Durante uma fase da minha vida senti que pertencia a vários lugares mas que não tinha as “medidas padrão ” que me permitissem encaixar em algum deles. Esse sentimento de não pertença a um lugar provocava-me uma sensação de algum desamparo.

Como a planta que colhemos pela raiz, à qual roubamos a oportunidade de florir, no caminho percorrido até aqui senti muitas vezes a fragilidade de uma maturidade roubada à infância.

O percurso não foi linear, fui-me ajustando, defendendo, sentindo-me tantas vezes invisível, e outras tantas em destaque fruto de um trabalho silencioso e persistente, mas sem saber lidar com uma pele que não se ajustava ao corpo. Quanto mais mundo, mais rica é a vida, quanto mais experiências, mais ensinamentos, quanto mais questões resolvidas mais perguntas surgem.

Mas aos poucos aprendi a confiar em mim, a vincar a minha identidade e a potenciar as minhas capacidades, acreditando na bondade dos caminhos longos, percorridos numa solidão consentida. Fiz assim a ligação do passado ao futuro, adquirindo uma serenidade e bem estar que me permite viver de forma harmoniosa, quer com o meu mundo interior , quer com a realidade que me rodeia.

Hoje vivo sem ressentimentos nem angústias, olhando sempre o lado bom das coisas, exultando com as alegrias próprias e dos que vivem no meu coração, e ultrapassando as dores da vida com serenidade e capacidade de aceitação.

Agora percebo que há um sitio que nos pertence, onde estão as nossas raízes, ponto de partida para todo o tipo de viagens onde voltamos sempre por ser o abrigo mais aconchegante do mundo.

Que a vida me permita sempre ter esta curiosidade quase infantil de olhar para o que está para além do horizonte e sentir vida a acontecer…

(Manuela Resendes)

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s