
E janeiro caminha já para o seu término, em passos largos e algo apressados, como quem tem uma importante missão a cumprir mas segue sem plano.
E nós já com respiração ofegante, queremos é acompanhar este ritmo como quem “bebe a vida” mas sem tempo para a saborear.
Depois da grande azáfama dos preparativos e comemorações do Natal, apressamo-nos a embalar tudo o que a essa época diz respeito, sem deixar vestígios que bloqueiem o que se segue.
Sem demoras, as montras enchem-se de fantasias de carnaval, as crianças passam das canções natalícias para os disfarces temáticos e as malassadas são, por agora, rainhas dos lanches.
O dia de Amigos( tradição açoriana) já movimentou restaurantes e outros espaços noturnos, num dia em que as mulheres ficam em casa, e na semana seguinte faz-se ao contrário, celebrando neste caso o dia de Amigas.
Mais 3 semanas de palhaçadas e muita folia e na Quarta-feira de cinzas, para nāo desanimarmos, começamos a sonhar e planear as férias da Páscoa.
Já com dias grandes e perspetiva de sol, sonhamos com praias mais ou menos distantes e paradisíacas, onde os problemas do mundo não façam eco nas nossas consciências.
Mas este modo de vida devora o tempo, os afetos e emoções e desumaniza-nos. Alienamo-nos dos nossos deveres cívicos, de solidariedade e até familiares, mas sempre reclamando por um mundo melhor.
Deixamos de conseguir usufruir de alegrias simples, do nada fazer, deixando o pensamento vaguear livremente, e do tédio que obriga à criatividade.
Deixamos de querer ouvir os mais experientes e sábios, confiando nas novas tecnologias cujo acesso é rápido, mas efémero.
Até a informação jornalística cedeu à tentação de preferir as maiores audiências ao rigor e qualidade, numa toada sensacionalista que não informa nem educa.
Gostava de ver o mundo tomar outro rumo, mas a esperança de começar de novo em 2024 vai-se esvaindo, nunca esquecendo que todos somos responsáveis.
Um dia lá chegaremos!

(Manuela Resendes)
Olá Manuela, boa noite! Estou a chegar a Paços de Ferreira vindo da Póvoa de Varzim. Na Póvoa é muito mais quente do que aqui. Tenho meu cmpt avariado. Suponho que precisa de uma limpeza. Por isso não sei se tens escrito. Escusado será dizer que adoro os teus textos. Até porque já o disse várias vezes. E também já o disse que eles têm o condão de me relaxar. Por isso manda sempre e desculpa se nem sempre os comento. Adorei os Açores. Agora só me falta conhecer as Ilhas mais ocidentais. Boa noite. Beijinhos
GostarGostar