A automedicação pode constituir um grave problema de saúde, pois os medicamentos, quando usados indevidamente, constituem um perigo para o seu utilizador. Se já no século XVI o famoso médico e alquimista Paracelso (1493- 1541) reconheceu que a “dose faz o veneno”, importa salientar que o mesmo medicamento administrado na mesma dose e ao longo de igual período de tempo pode ter efeitos distintos em diferentes indivíduos, o que resulta, para além das características fisiológicas diversas, de outros fatores como, entre outros, as patologias concomitantes, as alergias, as interações com outros medicamentos.
Noutra dimensão, a automedicação pode implicar problemas a outra escala, e inclusivamente, constituir um perigo para a saúde pública. Como exemplo, a utilização imprópria de antibióticos pode induzir resistências nas bactérias, cada vez mais difíceis de debelar, e originar infeções graves que, inclusivamente, podem ser fatais.
Por todas as razões apontadas, não se esqueça que não deve tomar fármacos por mera indicação de amigos e familiares, e particular atenção deve ser dada aos grupos de maior vulnerabilidade, como as crianças, os idosos e as grávidas.
Consulte sempre o seu médico ou farmacêutico antes de tomar medicamentos!
Conteúdos interessantes e úteis. A diferença cativa!
GostarGostar
Obrigado. Bj.
GostarGostar
Aceitei a tua sugestão para visitar o teu blog neste fim de semana e gostei muito do que vi. Está muito bem elaborado, simples, actual e com interesse para a generalidade das pessoas. Parabéns Manuela. Continua, pois nada há de melhor na vida, do que fazermos o que nos faz sentir FELIZES! Beijinho
Victor Silveira
GostarGostar
Obrigado pelo comentário. A ideia do blog é mesmo publicar temas importantes para as pessoas. Bj.
GostarGostar