Eu já fui. Agora está na sua vez…

 

IMG_2617.JPGFoi inaugurado no passado dia 23 de agosto o Centro de Interpretação da Cultura do Ananás, localizado na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada. Este Centro tem como objetivo divulgar e promover uma atividade produtiva de caraterísticas únicas nos Açores, e merece a visita de todos nós, quer devido à qualidade arquitectónica, quer em virtude do conteúdo expositivo rico e bem apresentado.

IMG_2614.JPG

No século XIX a cultura do ananás foi muito importante para a economia açoriana, em particular para a micaelense, deixando de ser apenas uma planta de natureza essencialmente ornamental trazida para casas senhoriais, e colmatando, assim, o fim do ciclo da laranja.

IMG_2618.JPG

Este fruto apresenta singulares propriedades terapêuticas, pois contem celulose, que ajuda na digestão dos alimentos, bromelaína, que é um anti-inflamatório natural, e é rico nas vitaminas C, B6 e A e em sais minerais, como o zinco, magnésio e ferro. O consumo de ananás previne, igualmente, o aparecimento de neoplasias e a redução do colesterol.

É importante, pois, que o ananás faça parte da dieta de todos nós, porque para além das vantagens para a saúde, é um fruto apetitoso e o seu consumo ajuda a manter uma atividade ancestral e enraizada nas nossas tradições.

IMG_2624.JPG

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s