Alergias e intolerâncias alimentares

dandelion-21145_960_720

As alergias constituem uma ameaça à saúde pública à escala mundial, sendo que mais de 500 milhões de pessoas sofrem de algum tipo destas afeções. As alergias poderão causar o aparecimento de doenças, como a asma e a rinite alérgica, ou a doença celíaca por intolerância alimentar.

Uma alergia acontece quando o sistema imunitário, que tem a função de nos proteger de bactérias, vírus ou fungos, responde de uma forma agressiva a uma substância inofensiva do meio ambiente que é reconhecida por este como um agente potencialmente patogénico.

african-bush-squirrel-1580046_960_720

As substâncias alergénicas habitualmente inaladas incluem o pólen, pêlos de animais, poeiras e mofo. Por outro lado, as substâncias alergénicas ingeridas incluem medicamentos e alimentos, nomeadamente, ovos, amendoim, glúten, marisco, etc. A forma mais severa da reação alérgica é o choque “anafilático”, em que ocorre um comprometimento da função respiratória e inchaço da laringe, podendo levar à asfixia se não houver uma intervenção suficiente rápida.

Existem testes para verificar se a pessoa é alérgica a determinado alimento e/ou substância, para que se possa, posteriormente, à introdução de adequadas medidas terapêuticas.

Proteja, assim, a sua saúde e a de todos os seus!

spicy-seafood-1390436_960_720.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s