As alergias constituem uma ameaça à saúde pública à escala mundial, sendo que mais de 500 milhões de pessoas sofrem de algum tipo destas afeções. As alergias poderão causar o aparecimento de doenças, como a asma e a rinite alérgica, ou a doença celíaca por intolerância alimentar.
Uma alergia acontece quando o sistema imunitário, que tem a função de nos proteger de bactérias, vírus ou fungos, responde de uma forma agressiva a uma substância inofensiva do meio ambiente que é reconhecida por este como um agente potencialmente patogénico.
As substâncias alergénicas habitualmente inaladas incluem o pólen, pêlos de animais, poeiras e mofo. Por outro lado, as substâncias alergénicas ingeridas incluem medicamentos e alimentos, nomeadamente, ovos, amendoim, glúten, marisco, etc. A forma mais severa da reação alérgica é o choque “anafilático”, em que ocorre um comprometimento da função respiratória e inchaço da laringe, podendo levar à asfixia se não houver uma intervenção suficiente rápida.
Existem testes para verificar se a pessoa é alérgica a determinado alimento e/ou substância, para que se possa, posteriormente, à introdução de adequadas medidas terapêuticas.
Proteja, assim, a sua saúde e a de todos os seus!