O cálcio é a substância mineral mais abundante no corpo humano, e é fundamental para a nossa saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as necessidades básicas de cálcio são da ordem de 540 mg por dia.
Esta substância tem como principal ação alcalinizar o organismo e contrariar, desta forma, o processo de envelhecimento dos tecidos. Para além disto, um regime alimentar rico neste elemento diminui as possibilidades de contrair cancro, pois vai impedir que as células neoplásicas se multipliquem. O cálcio vai também controlar as contrações musculares, iniciar a síntese de DNA e contribuir para a construção e manutenção da estrutura óssea.
Alguns alimentos são ricos em cálcio devendo fazer parte da nossa dieta, como sejam, por exemplo, o leite e seus derivados, os espinafres, os brócolos, o feijão, as ameixas e as sardinhas. No entanto, sem uma quantidade da vitamina D3, o cálcio ingerido não é absorvido no intestino, tornando-se, assim, inútil até tomar suplementos desta substância.
Uma dieta equilibrada garante uma vida saudável, e neste puzzle os alimentos ricos em cálcio são essenciais. Não se esqueça deles…