Glúten free…

wheat-995055_1280.png

Segundo a associação de celíacos quando se fala de doença celíaca estamos a referir-nos a uma situação de intolerância permanente ao glúten, acompanhada por lesões do intestino mais ou menos caraterísticas, que melhoram quando esta substância é retirada da alimentação e voltam quando esta é reintroduzida na dieta.

A doença celíaca é uma patologia auto-imune que ocorre em indivíduos com predisposição genética, causada pela permanente sensibilidade do organismo ao glúten. A ingestão desta substância provoca uma reação imunológica do organismo contra o intestino delgado, provocando lesões na mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes.

Depois de introduzido o glúten na alimentação, nomeadamente através das papas e das bolachas, esta doença pode manifestar-se em qualquer idades, muitas vezes no segundo ou terceiro semestre de vida. A criança começa por ter perda de apetite e diminuição de peso, irritação, dejeções frequentes e abdómen saliente. Nalguns casos surgem apenas vómitos de repetição, dores abdominais ou atraso do crescimento sem explicação aparente.

A doença celíaca é incurável e sempre que se reintroduz o glúten após uma paragem aparecem os sintomas, o que exige que se mantenha uma dieta preventiva, livre desta substância, durante toda a vida.

É muito importante que o diagnóstico se faça atempadamente, para melhorar a qualidade de vida do doente, e diminuir as sequelas de uma doença intratável. Esteja atento e proteja assim a sua saúde e a dos seus…

gluten-free-1218048_1280.png

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s