Chegámos ao outono e é frequente ouvir os nossos amigos ou vizinhos queixarem-se da queda de cabelo. O nosso cabelo, na realidade, precisa de se renovar, mas a sua queda não pode acarretar a diminuição da densidade capilar, nem a deterioração do seu aspeto saudável e brilhante.
O stress contínuo, o recurso a dietas de emagrecimento muito restritivas e alguns fatores ambientais, como sejam o vento, a areia, ou o cloro das piscinas, entre outros, interferem na saúde do cabelo, podendo provocar a queda.
O cabelo precisa de alguns nutrientes, que têm de ser fornecidos pela nossa dieta, nomeadamente os antioxidantes, proteínas e sais minerais, como ferro e o zinco. Podemos encontrar estas substâncias em alimentos como o salmão, os frutos silvestres, os espinafres, as leguminosas, as nozes e os ovos.
Para além de adotarmos um regime alimentar adequado, podemos contrariar os efeitos destas agressões ao nosso cabelo se nos protegermos contra os fatores ambientais e praticarmos exercício ao ar livre para oxigenar o folículo piloso. Outros cuidados que devemos ter podem passar por utilizar uma escova de cabelo de boa qualidade e pela utilização de produtos adequados para a lavagem, a hidratação e o brilho.
Contudo, se a queda de cabelo se revelar persistente, deve consultar o seu médico ou farmacêutico, que são profissionais competentes para o aconselhar sobre o tratamento mais adequado à sua situação.
Proteja, assim, a sua saúde…