A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso, muito para além do que é considerado saudável atendendo à altura e idade. Mesmo nestas condições, pessoas que sofrem deste distúrbio têm muito medo de engordar, abusando de dietas, de exercício físico e de medicamentos, como os diuréticos e laxantes. Geralmente, este processo é sempre acompanhado de um quadro de grande ansiedade.
Nāo se conhece a causa exacta desta doença, sabendo-se, no entanto, que estão envolvidos fatores biológicos, psicológicos e ambientais.
São fatores de risco, entre outros, os seguintes:
– Mais comum nas mulheres, talvez devido aos media e à pressão social, que influenciam o padrão de beleza, valorizando os corpos magros;
– Uma idade jovem, pois embora possa acontecer em qualquer idade é mais comum na adolescência;
– algumas atividades específicas, pois pessoas ligadas ao desporto, à moda ou à vida artística são mais vulneráveis a esta situação dado que trabalham com a própria imagem, sofrendo o julgamento de um maior número de pessoas.
Os sintomas da anorexia são vários, nomeadamente:
– Medo de engordar, mesmo quando o peso está abaixo do normal;
– Ter uma imagem corporal distorcida, muito focada no peso e na forma do corpo, recusando-se a admitir a gravidade da perda de peso;
– Recusa em comer com outras pessoas;
– Praticar demasiado exercício físico.
Em casos mais graves, os sintomas apresentados podem aumentar, como por exemplo:
– Pensamento confuso e lentificado, com perda de memória;
– Depressão;
– Pele seca, manchada de amarelo e coberta com pelos finos;
– Sensibilidade extrema ao frio;
– Perda de resistência óssea.
Caso um familiar ou amigo apresente sintomas de anorexia, converse com essa pessoa e procure ajuda médica. O tratamento é demorado e feito por equipas multidisciplinares.
O melhor remédio é mesmo a prevenção!