Incurável, mas…

nerves-791393_960_720.jpg

A doença de Parkinson é uma patologia de evolução lenta e progressiva, na qual se perdem mensageiros químicos, produzidos no cérebro, responsáveis pelo controle dos movimentos. O nome desta doença deve-se ao médico James Parkinson, que em 1817 descreveu os sintomas desta doença pela primeira vez.

A doença inicia-se usualmente na 5.ª ou 6.ª década de vida, podendo no entanto ser desencadeada mais cedo, e a posterior evolução da patologia depende de pessoa para pessoa.

A incidência aumenta com a idade, constituindo esta só por si um fator de risco. Os principais sintomas são tremor, que ocorre quando os membros estão em repouso, rigidez, provocado pela incapacidade de relaxar os músculos, acinesia (atraso na iniciativa motora, com tempo de reação prolongado e execução lenta de movimentos) e instabilidade postural.Esta última, está presente nos casos em que a doença é mais prolongada.

nerves-346928_960_720.jpg

Em 70% dos casos a doença começa por tremor localizado, geralmente num membro superior, passando depois para o outro membro.

A doença de Parkinson é incurável, existindo no entanto medicamentos que minimizam os sintomas e que retardam a evolução da doença.

Calcula-se que no mundo existam 1,2 milhões de pessoas afetadas, e em Portugal 22 000 doentes.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus.

brain-1728449_960_720

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s