Apneia do sono…

rest-52495_960_720.jpg

Se habitualmente acorda cansado, ofegante, com a boca seca e sente sonolência durante o dia é possível que sofra de apneia obstrutiva do sono. Esta surge devido ao bloqueio parcial ou total das vias respiratórias superiores, que impedem a passagem do ar para os pulmões, reduzindo o seu fluxo.

Este problema poderá estar relacionado com excesso de peso, volume exagerado da língua, do palato ou adenóides, malformações ou tumores, acumulação de líquidos nas vias respiratórias ou envelhecimento dos tecidos.

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, existe apneia se a pessoa apresenta cinco ou mais paragens respiratórias por hora de sono. A partir de trinta paragens por hora de sono deverá recorrer ao médico, para limitar consequências como a ocorrência de enfartes ou acidentes vasculares cerebrais.

Os homens têm duas vezes mais probabilidade de desenvolverem apneia grave do que as mulheres, e os obesos têm quatro vezes mais relativamente às pessoas com peso normal.

O diagnóstico é feito através de um estudo do sono por polissonografia, que consiste no registo de diversos sinais fisiológicos, através de eléctrodos colocados em diversas zonas do corpo e de sensores que medem o fluxo respiratório.

Para reduzir a apneia muitas vezes é necessário utilizar um aparelho de ventiloterapia, para além das medidas que reduzam o problema de base como o excesso de peso. Deve-se também implementar medidas de higiene do sono, como evitar fazer refeições pesadas antes de dormir, não ingerir álcool ou café, não fumar, desentupir o nariz com soro fisiológico ou água salgada e dormir de lado ou sobre a barriga.

Tenha um sono mais tranquilo!

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

hammock-2589814_960_720.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s