Carnaval é um momento de alegria, festejo e descontração, levando muitas pessoas ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Ao contrário do uso repetitivo, e por tempo prolongado, do álcool, o uso esporádico mas excessivo, não causa danos definitivos no organismo, mas provoca muito mal estar.
Depois da euforia inicial, vem a depressão.Os músculos e nervos, que estavam na sua máxima performance, ficam fracos e cansados, dado que o sistema nervoso foi tão estimulado, que depois entra em depressão.
Além disso há efeitos físicos como cefaleias, vómitos e gastrite. Para melhorar este estado de “ressaca” é preciso:
– Hidratar: deve ingerir muitos líquidos para hidratar e repor os níveis de sais minerais no organismo (água, chás e sumos fruta naturais);
– Sono: cerca de 5 horas depois de consumir álcool em excesso as células cerebrais começam a recuperar, mas continuam muito sensíveis, pelo que a luz e o barulho incomodam; deve pois descansar num ambiente tranquilo, sem estes fatores perturbadores;
– Alimentação: deve fazer refeições ligeiras de fácil digestão, à base de hidratos de carbono, legumes e fruta; deve, também, eliminar as gorduras.
Divirta-se…mas ingerir álcool só com moderação!
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!