Sarampo…

virus-1812092_960_720.jpg

O sarampo é uma infeção vírica que afeta todo o organismo. Os principais sintomas na fase inicial são: febre alta, tosse, olhos vermelhos e, em casos mais graves, pneumonia e encefalia.  Só ao fim de 3 ou 4 dias aparecem manchas no corpo,  antecedidas de alterações na mucosa oral.

Não existe um tratamento específico para o sarampo, aconselhando-se repouso e tratamento dos sintomas.

É uma doença altamente contagiosa, transmitindo-se através de conctato ou gotículas que se encontram no ar provenientes de pessoas portadores da doença.

Grande parte da população portuguesa está imunizada através da vacina, que faz parte do Plano Nacional de Vacinação desde 1974, ou para os que nasceram antes, por já terem contraído a doença em crianças. Nas crianças a vacina é administrada em duas doses, uma aos 12 meses e a segunda aos 5 anos, enquanto que nos adultos é em dose única.

É considerado grupo de risco quem não está vacinado ou quem nunca contraiu a doença. As complicações mais comuns do sarampo são: otites, diarreia, pneumonia e em casos muito raros encefslite.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o plano de vacinação contra o sarampo conseguiu reduzir em todo o mundo entre 2001 e 2015 cerca de 79% o número de mortes.

Hoje mesmo faleceu em Portugal uma jovem por ter contraído sarampo…

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

bacteria-426997_960_720.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s