Vitamina D…

sun-flower-1536088_960_720.jpg

Muito se fala hoje da necessidade de vitamina D, colocando-se inúmeras questões sobre este assunto que deixam muitas dúvidas no ar.

Sabe-se agora que os encargos em Portugal com suplementos de vitamina D quintuplicaram entre 2014 e 2016, passando de 1,1 milhões de euros para 5,7 milhões de euros, entre medicamentos comparticipados e medicamentos de venda livre. Também para o Serviço Nacional de Saúde,  a despesa triplicou passando de 779 mil euros para 2,1 milhões de euros.

Existem três fontes de vitamina D:

– Sol: responsável por 80% a 90% da produção desta vitamina; basta uma exposição de 2/3 do corpo, durante 20 minutos diários, para conseguir este valor (nas horas adequadas para exposição ao sol…);

– Alimentos: peixes gordos (como por exemplo o salmão e a sardinha), ovos,cogumelos e leite ou derivados;

salmão.jpg

– Suplementos específicos.

Residindo num país com tanto sol podemo-nos questionamos sobre o consumo de suplementos em larga escala. Ainda mais, quando estudos efetuados por entidades diferentes, com as mesmas amostras, dão resultados tão díspares.

Se é verdade que a vitamina D tem inúmeros benefícios, nomeadamente o fortalecimento dos ossos, músculos e sistema imunitário, a prevenção e controle da diabetes e  a proteção do sistema cardiovascular, o seu excesso também é prejudicial, pois neste caso observa-se toxicidade a nível renal, pulmonar e sanguíneo.

Nunca tome suplementos desta vitamina sem ser por indicação médica ou aconselhamento do seu farmacêutico, e apanhe sol, nas horas adequadas, pois são muitos os benefícios,  não tem efeitos secundários e é grátis.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

sardines-1106191_960_720.jpg

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s