Obesidade infantil…

weight-loss-2036969_960_720.jpg

O excesso de peso e a obesidade estão a atingir níveis alarmantes em Portugal, nomeadamente no que respeita às crianças. Um em cada dez rapazes de 11 anos é obeso, sendo que nas raparigas da mesma idade a percentagem é menor.

Estes números são confirmados por um relatório da Organização Mundial de Saúde relativo à Europa. O abandono da dieta mediterrânica,  com menor consumo de legumes e fruta, bem como os problemas decorrentes da crise económica, ajudam a explicar estes números.

No mesmo relatório,  é referido que em 2014 cerca de 27% dos casos de obesidade  na adolescência na Europa foi atribuída a problemas socioeconómicos,  enquanto que no ano 2002 este fator pesava apenas 18%. Geralmente, quanto mais pobres são as crianças menos cuidados são observados na sua alimentação, o que se agrava depois dos 11-15 anos de idade. Por exemplo, o enorme decréscimo do consumo de fruta pelas crianças portuguesas está associado à crise económica,  uma vez que a fruta é substancialmente mais cara do que o pão.

Para além destes aspetos, e segundo o mesmo estudo, o comportamento sedentário dos jovens também contribui para agravar o problema. Neste indicador, é preocupante a situação do grupo de raparigas de 15 anos em Portugal, que é o menos fisicamente ativo entre todos os países analisados no estudo, com apenas 6% das jovens dessa idade a praticarem exercício físico.

O relatório apela aos governos para agirem com urgência para resolver as disparidades socioeconómicas,  que implicam desigualdades em saúde.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

belly-2473_960_720.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s