Violência contra idosos…

team-spirit-2447163_960_720.jpg

Neste dia internacional de sensibilização sobre a prevenção de violência contra pessoas idosas, é bom refletir um pouco sobre esta realidade,  em particular em Portugal, mas também no mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saude, no mundo, um em cada seis idosos, com mais de 65 anos, sofre algum tipo de abusa, sendo que a tendência é de agravamento deste problema.

Um estudo recente, elaborado pelo Instituto de Saúde Pública do Porto e pela Mid-Sweden University, concluiu que Portugal é um dos países com maior índice de violência psicológica,  física,  sexual e financeira. O trabalho avaliou o impacto da violência na qualidade de vida de 5000 idosos de 7 países, nomeadamente Alemanha, Grécia,  Itália,  Espanha, Suécia e Portugal.

Em Portugal quase 50% dos idosos refere terem tido pelo menos uma experiência de violência durante a vida. A agressão psicológica é a mais frequente (34,5%), seguida da financeira (18,5%), física (11,5%) e social (5%).

Sabe-se, ainda,  segundo dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima,  que entre 2013 e 2016 os crimes contra idosos aumentaram 30%, sendo as mulheres as principais vítimas.

Os agressores são na sua maioria os filhos (39,6%) e o cônjuge,  registando-se também casos em que são os netos ou vizinhos.

Segundo os investigadores, a crise económica e a nova estrutura familiar ajudam a explicar os números,  sendo que a informação é o principal factor para reverter esta situação.

A proteção das pessoas idosas da violência, bem como dos seus direitos de autonomia e capacidade de decisão, tem de ser alvo de uma actuação rápida e eficaz das entidades competentes, para além de uma consciencialização da sociedade para este drama, pois todos somos um pouco responsáveis pela sua resolução. Compete-nos a todos defender esta população tão vulnerável, que já deu tudo de si à sociedade.

Vamos todos refletir sobre isto!

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

hand-351277_960_720

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s