A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a Leptospira, presente na urina dos ratos.
Em situação de inundações e enchentes, a urina dos ratos, presente nos esgotos e bueiros, mistura-se na enxurrada de água ou de lama. Qualquer pessoa que tenha contacto com esta água, ou lama, pode ser contaminada pelas leptospiras presentes, que penetram no corpo através da pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferida. Os terrenos com presença de ratos facilitam a transmissão da leptospira.
Numa fase inicial, os sintomas da leptospirose confundem-se com os da gripe: febre, dor de cabeça e dores no corpo. podendo também ocorrer náuseas e diarreias. Se não for tratada a tempo, esta doença pode evoluir, surgindo icterícia, hemorragias, meningite, podendo mesmo provocar a falência de vários órgãos e a morte.
Assim, se tiver sintomas gripais, e nos dias que antecederam o aparecimento desta sintomatologia teve contacto com águas contaminadas ou zonas onde haja ratos recorra ao seu médico.
Para evitar a propagação desta doença são necessárias medidas de saneamento básico eficazes e campanhas de desratização.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!
Quantas mortes não ocorreram já, por falta de informação neste assunto? Algumas, porque os doentes desconheciam os sintomas desta doença e outras, por descuido por parte de alguns profissionais de saúde. Como em todas as profissões, há os bons e os menos bons. Só que no âmbito desta área tão importante, trata-se da vida das pessoas e quanto a isto, depois do mal estar feito, não há retorno. Obrigada, amiga, por nos estar sempre a alertar, contribuindo, cada vez mais, para o nosso conhecimento e bem-estar. Um beijinho e bem haja!
GostarGostar