O colesterol é uma gordura normal do organismo, que tem como origem externa a alimentação, sendo também sintetizado internamente no fígado. O colesterol é essencial para a constituição das membranas das células e é, igualmente, percursor de várias substâncias essenciais ao funcionamento do organismo.
O chamado “colesterol bom”, ou lipoproteína de alta densidade (HDL), tem como função retirar o colesterol que está na corrente sanguínea para que não se deposite nos vasos sanguíneos.
Em oposição, o chamado “colesterol mau”, que corresponde à lipoproteína de baixa densidade (LDL), transporta o colesterol para as células mas, em excesso, pode-se depositar nos vasos sanguíneos, provocando arteriosclerose.
As placas que se depositam nos vasos sanguíneos podem depois formar um coágulo que poderá bloquear a corrente sanguínea, o que é particularmente grave se acontecer no coração (enfarte do miocárdio), ou no cérebro (acidente vascular cerebral).
Os níveis de colesterol têm de ser monitorizados e controlados, devendo consultar o seu médico ou farmacêutico para adequar as medidas terapêuticas, ou outras, mais adequadas a cada caso.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!
O mal desta doença deve estar naqueles que pensam com o estômago…
GostarGostar