Potássio…

abstract-1238248_960_720.jpg

O potássio é um mineral essencial para o funcionamento do nosso organismo, encontrando-se na maior parte dos alimentos, quer de origem animal, quer de origem vegetal. São exemplos alimentos como o salmão, o atum, os espinafres, a cenoura e a banana.

A taxa de absorção do Potássio é de cerca de 90%, sendo absorvido ao nível do intestino delgado. É importante para o funcionamento de vários órgãos como fígado,  coração e rins e participa, ainda, no equilíbrio ácido-base dos fluidos do corpo, em conjunto com o sódio.

O deficit de potássio provoca fadiga, câimbras musculares e obstipação, enquanto que o seu excesso pode provocar problemas cardíacos.

Para além da falta de ingestão, a carência de potássio também pode surgir por vómitos persistentes, diarreia ou uso regular de diuréticos.    Por seu turno, o excesso de potássio pode estar associado ao consumo de suplementos desnecessários,  à ingestão de alguns medicamentos, nomeadamente anti-inflamatórios, ou a problemas de insuficiência renal, interferindo com a excreção do mesmo.

Não tome medicamentos por sua iniciativa, porque mesmo que estes possam parecer inofensivos, como os suplementos, podem não ser indicados por algum motivo.

Consulte sempre o seu médico ou farmacêutico.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

banana-614090_960_720.jpg

Anúncios

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s