As pessoas que sofrem de hipotensão ortostática geralmente são acometidas de desmaios, tonturas, visão turva e vertigens.
Este problema não é propriamente uma doença, mas corresponde sim a uma incapacidade de o organismo regular a tensão arterial de forma rápida e eficaz.
Quando a pessoa se levanta de forma brusca, pela lei da gravidade parte do sangue vai ficar retido na parte inferior do corpo, principalmente ao nível das veias das pernas, tendo como consequência uma redução da quantidade de sangue que retorna ao coração para ser bombeado, provocando assim uma redução da pressão arterial.
Em sequência, o organismo reage, aumentando a frequência cardíaca e provocando uma contracção dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), causando assim uma normalização da pressão arterial. Contudo, quando estas reações compensatórias falham, ou são lentas, verifica-se uma hipotensão, neste caso ortostática, que muitas vezes provoca um desmaio.
Se sofre deste problema evite levantar-se de forma rápida. Consulte de qualquer forma o seu médico assistente caso aconteça este problema.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!