Viajar com saúde

 

“O destino de alguém nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas” (Henry Miller)

aircraft-728824_960_720

A maioria de nós quando viaja de avião fá-lo em classe económica e muitas vezes nos queixamos do espaço apertado adstrito ao nosso lugar. Mas sabia que existe um síndrome da classe económica?

O síndrome da classe económica é o nome pelo qual é vulgarmente conhecido o tromboembolismo venoso ou pulmonar, que pode ocorrer após voos de longa duração. A frequência precisa com que este evento pode ocorrer é desconhecida, apontando-se, no entanto, para 1,1 a 1,4 casos por cada 1000 passageiros num ano, o que significa um aumento de 10% a 40% relativamente à generalidade da população.

cabin-70165_960_720

O risco para a generalidade dos viajantes é reduzido, aumentando na presença de fatores intrínsecos ao passageiro, sabendo-se, no entanto, que cerca de 10% daqueles que são saudáveis sofrem tromboses venosas mínimas, que poderiam ser evitadas pelo uso de meias de descanso. Outras formas de reduzir o risco são a ingestão de água ou sumos naturais, evitando as bebidas alcoólicas, não tomar sedativos e, obviamente, o exercitar os membros durante o voo.

Se pertencer a um grupo de risco – como por exemplo as grávidas, os viajantes com antecedentes de doença cardíaca ou tromboembólica, ou pessoas com mais de 65 anos de idade – deve consultar o seu médico antes da viagem, porque poderá ser necessário efetuar uma profilaxia medicamentosa.

Esta situação também pode ocorrer em classe executiva, embora mais raramente, dado o passageiro ter mais espaço disponível e, assim, poder mexer os membros inferiores mais facilmente.

Em qualquer caso, viaje com segurança e desfrute das suas férias com saúde!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s