Hoje é o último dia de férias para muita gente! Acabaram, assim, os dias calmos e descontraídos, o sol e a praia e o convívio com familiares e amigos, com muita diversão e gargalhadas…
Nos dias que antecedem o regresso ao trabalho a maior parte das pessoas sentem-se ansiosas, com insónias e níveis de stress elevados. Basicamente, tudo se resume a um estado de humor melancólico ou mesmo depressivo.
O regresso à rotina, com a consequente agitação diária, gera ansiedade num grau tanto maior como a insatisfação com as tarefas laborais, a insegurança do emprego, o nível de exigência e as dificuldades de relacionamento com as chefias e os colegas. Existem, no entanto, algumas estratégias que ajudam a esta readaptação, sem que o regresso ao trabalho se torne uma fonte de emoções negativas, nomeadamente:
1 – Programe a adaptação aos horários e às rotinas com 2 a 3 dias de antecedência;
2 – Programe um fim-de-semana fora para algum tempo após o regresso ao trabalho, para que se possa motivar;
3 – Faça um jantar com os seus amigos, para partilhar as experiências das férias;
4 – Inclua na sua agenda algo que goste muito de fazer (ginásio, dança, ioga, etc);
5 – No primeiro dia de trabalho levante-se mais cedo para que possa fazer tudo calmamente;
6 – Leve uma nova ideia para o seu local de trabalho, para que possa dar um contributo positivo para a sua empresa ou instituição e, assim, se sinta imprescindível.
Um feliz regresso ao trabalho e não se esqueça: as próximas férias hão de ser ainda melhores do que as que agora acabaram…
Obrigada pelos conselhos.
GostarGostar
Excelente! Dicas muito úteis!!
GostarGostar