A doença invisível que faz doer o corpo e alma…

worried-girl-413690_1280.jpg

A fibromialgia só foi reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde em 1970, e estima-se que atinja 2% a 4% da população adulta, sendo que 80% a 90% são mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade.

Embora não sejam ainda conhecidos com rigor os mecanismos que desencadeiam esta doença, existem fatores de risco que podem propiciar o seu aparecimento, nomeadamente:

1 – Doenças endócrinas;

2 – Doenças imunológicas;

3 – Stress;

4 – Traumas físicos e psíquicos.

O sintoma predominante da fibromialgia é a dor muscular, que surge normalmente de forma generalizada, centrando-se posteriormente em zonas específicas do corpo, como sejam o pescoço, a região lombar e os ombros. Contudo, a doença pode apresentar um conjunto de outros sintomas, como sejam depressão, perturbação do sono, fadiga constante, dificuldades de concentração, cefaleias, rigidez muscular, falta de memória e formigueiros nas mãos e nos pés. A sintomatologia varia de tipo e intensidade ao longo do dia, dependendo dos níveis de ansiedade e stress, e de mudanças de temperatura.

Apesar da doença não ter cura, não existindo nenhum tratamento específico, existem medicamentos para aliviar os sintomas, assim como analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos. Massagens de relaxamento, realização de exercício físico e uma alimentação equilibrada também podem ser importantes no combate aos efeitos da fibromialgia.

Como em qualquer outra doença dolorosa, crónica e tendencialmente incapacitante, estes doentes são muitas vezes revoltados, angustiados, incompreendidos e com baixa autoestima, tendo grande dificuldade em gerir a sua vida familiar, laboral e social. É fundamental que estes doentes tenham uma base familiar disponível, solidária, que acredita e compreenda o sofrimento do paciente, por forma a ajudar a superar as dificuldades inerentes a quem padece desta enfermidade.

Se suspeita que sofre esta doença não deixe de consultar o seu médico assistente. Proteja, assim, a sua saúde…

woman-1006102_1280.jpg

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s