Comemora-se hoje o Dia Mundial da Osteoporose, que pretende chamar a atenção para uma doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo, sendo que a cada 3 segundos alguém sofre uma fratura provocada por esta patologia.
A osteoporose é uma doença “silenciosa”, em que os ossos vão ficando cada vez mais frágeis, conduzindo ao risco de fratura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.
A prevenção faz-se praticando exercício físico adequado e sempre que possível ao ar livre, ter uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D, não fumar, não tomar bebidas alcoólicas e consumir moderadamente café.
O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso da terapêutica, existindo fármacos que previnem o seu aparecimento, bem como impedem o agravamento desta patologia.
Em Portugal, a osteoporose afeta 800 mil portugueses, com maior incidência nas mulheres após a menopausa. Por outro lado, no nosso país estima-se que uma em cada três mulheres, e um em cada cinco homens, com mais de 50 anos, façam uma fratura provocada por osteoporose.
É pois tempo de proteger a sua saúde!