Com o passar do tempo a pele vai perdendo elasticidade e luminosidade, aparecem as primeiras rugas e fica mais flácida. Existem determinados factores que aceleram este processo de envelhecimento, e que são considerados os “inimigos”da pele, nomeadamente:
- Tabaco: com a exposição ao tabaco a pele fica amarelecida e sem luminosidade; o tabaco, para além, de todos os outros problemas de saúde que provoca, é também responsável por alterações no metabolismo que levam à perda de colagénio, responsável pela elasticidade e sustentação da pele.
- Stress: o stress emocional provoca libertação de hormonas, que deixam a pele mais oleosa, para além de interferir com o sistema imunitário, ficando a pessoa mais susceptível a infeções nomeadamente ao nível da pele.
- Poluição: Os gases nocivos que se encontram na atmosfera poluída, formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele; para a proteger desse efeito é importante uma boa limpeza da pele, hidratação e uso de protetor solar.
- Desidratação: A falta de ingestão de água deixa a pele flácida, sem brilho e favorece o aparecimento de rugas; a hidratação também é importante para o organismo eliminar as toxinas que tão prejudiciais são para a saúde da pele.
- Exposição excessiva ao sol: o excesso de sol é a principal causa de envelhecimento da pele.
- Consumo excessivo de açúcar e gordura: consumir estes alimentos frequentemente provoca flacidez, rugas e oleosidade da pele.
- Falta de sono: durante o sono produzimos hormonas rejuvenescedoras, como a melatonina e a hormona de crescimento, que são calmantes e reparadoras.
- Sedentarismo: a prática de exercício físico melhora a circulação sanguínea da pele, combate o stress, diminui a gordura localizada e a celulite.
Não deixe que os inimigos da sua pele vençam!