Dia Mundial do AVC…

despair-862349_960_720

Hoje é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que tem por objetivo alertar para a mortalidade e a morbilidade causada por esta patologia, bem como divulgar informação importante relativa ao reconhecimento dos sintomas.

O AVC consiste num déficit neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiente circulação sanguínea no cérebro) ou por uma hemorragia cerebral. Constitui a primeira causa de morte em Portugal, sendo as zonas do interior de Portugal continental as mais afectadas devido à demora, ou mesmo ausência, de assistência médica.

Sintomas como dificuldade de falar, falta de força no braço e a boca ao lado devem ser atribuídos a um possível AVC, pelo que se deve chamar imediatamente o 112, na medida que as primeiras horas são essenciais no socorro à vítima. Com efeito, a janela temporal para a prestação e eficácia do tratamento é apertada…

A recuperação do AVC é longa, sendo que os primeiros seis meses são essenciais. Para evitar um novo AVC, é necessário tratar as causas do primeiro acidente, bem como limitar ao máximo todos os fatores de risco.

Os fatores que predispõe a ocorrência da patologia em causa são o excesso de álcool, de tabaco e de sal, níveis de pressão arterial e colesterol elevados, e sedentarismo.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

woman-1006100_960_720.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s