A constipaçāo é uma infeção das vias respiratórias superiores, o que significa que afeta sobretudo o nariz e a garganta, podendo ainda atingir o ouvido.Pode ser provocada por mais de duas centenas de vírus, embora o rinovirús seja o mais comum. O simples ato de tossir ou espirrar pode ser suficiente para haver contágio, assim como o manuseamento de objectos contaminados.
Os sintomas da constipação surgem gradualmente, dois a três dias após o contágio, podendo manter-se por uma a duas semanas. Estes sintomas são vários, entre os quais espirros, prurido no nariz, garganta irritada, olhos lacrimejantes, fadiga, cefaleias e, por vezes, febre baixa.
A constipação pode afetar qualquer pessoa e em qualquer idade, sendo benigna e passageira. Contudo, em pessoas mais vulneráveis, pode evoluir para infeção respiratória ou otite.
Uma constipação não é uma gripe, pois esta última surge de forma súbita, com febre alta, prostração, dores musculares e problemas respiratórios das vias aéreas superiores e inferiores.
Como medidas de prevenção para a constipação podemos observar as seguintes:
– Lavar sempre as mãos depois de espirrar e tossir;
– Usar lenços descartáveis, deitando-os fora após cada utilização;
– Tapar o nariz ou a boca com o antebraço depois de espirrar ou tossir;
– Evitar beber pelo mesmo copo, caneca ou garrafa de outra pessoa;
– Evitar contacto prolongado com pessoas constipadas; se tiver doente evite estar perto de pessoas saudáveis.
Não existem medicamentos específicos para a constipação, sendo o objetivo terapêutico aliviar os sintomas.
Proteja, assim, a sua saúde e a de todos nós!