Preocupante…

heart-665184_960_720

Quando quem nos trata pode estar também doente é hora de ficarmos preocupados. Um estudo revelado ontem pela Ordem dos Médicos, após a realização de um inquérito a cerca de 43 000 clínicos, revelou que 66,1% se queixam de cansaço físico e psíquico, em especial aqueles que estão nas faixas etárias mais jovens.O estudo, intitulado Burnout na Classe Médica, foi realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e o coordenador do trabalho revelou ao jornal Público que a percentagem de médicos com exaustão emocional está bem acima, por exemplo, do valor de 38% revelado numa investigação conduzida nos Estados Unidos da América sobre o mesmo tema.

dna-1811955_960_720.jpg

Preocupante é também o facto de 38,9% dos médicos relatarem sinais de excessiva despersonalização na prestação de cuidados de saúde, traduzida por um maior distanciamento e menor empatia face aos utentes.

Nas suas declarações, o Bastonário da Ordem dos Médicos, segundo o mesmo órgão de comunicação social, afirmou que o sistema estava ele próprio a gerar condições para a ocorrência de erros médicos…

Julgo que boas condições de trabalho e um sistema de saúde eficaz e humano são passos para arrepiar caminho e contrariar a tendência mostrada pelos números acima reportados. Não acha que é hora?

Proteja, assim, a sua saúde e de todos nós.

doctor-563428_960_720.jpg

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s