O stress consiste numa resposta fisiológica a uma situação que ultrapassa o controle do ser humano, seja ela uma ameaça, uma necessidade ou uma mera previsão…
Em situações de stress o batimento cardíaco aumenta, os músculos contraem-se e o cérebro adquire a capacidade de pensar mais rápido. Quando o stress se arrasta por um tempo mais prolongado, as funções do organismo que não são vitais ficam negligenciadas, nomeadamente implicando uma menor eficiência do sistema digestivo, reprodutor e imunológico. Assim, o stress crónico é uma ameaça para a saúde, podendo alterar padrões de libertação hormonal, bem como provocar ou agravar doenças cardiovasculares.
É também do senso comum que pessoas que sofrem de stress crónico são mais ansiosas, e correm maior risco de vir a sofrer de depressão ou de outros distúrbios psiquiátricos, bem como de doenças degenerativas e demências.
A nível do sistema gastrointestinal, e como consequência do aumento da produção de ácido clorídrico, determinadas patologias como úlcera péptica e síndroma do cólon irritável podem agravar-se.
Como resultado de todas estas complicações, alguns estudos sugerem que pessoas que sofrem de stress de forma crónica, correm maior risco de morte prematura.
Relaxe… proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!