Keep cool…

town-sign-1148092_960_720.jpg

O stress consiste numa resposta fisiológica a uma situação que ultrapassa o controle do ser humano, seja ela uma ameaça, uma necessidade ou uma mera previsão…

Em situações de stress o batimento cardíaco aumenta, os músculos contraem-se e o cérebro adquire a capacidade de pensar mais rápido. Quando o stress se arrasta por um tempo mais prolongado, as funções do organismo que não são vitais ficam negligenciadas, nomeadamente implicando uma menor eficiência do sistema digestivo, reprodutor e imunológico. Assim, o stress crónico é uma ameaça para a saúde,  podendo alterar padrões de libertação hormonal, bem como provocar ou agravar doenças cardiovasculares.

É também  do senso comum que pessoas que sofrem de stress crónico são mais ansiosas, e correm maior risco de vir a sofrer de depressão ou de outros distúrbios psiquiátricos, bem como de doenças degenerativas e demências.

A nível do sistema gastrointestinal, e como consequência do aumento da produção de ácido clorídrico,  determinadas patologias como úlcera péptica e síndroma do cólon irritável podem agravar-se.

Como resultado de todas estas complicações,  alguns estudos sugerem que pessoas que sofrem de stress de forma crónica,  correm maior risco de morte prematura.

Relaxe… proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

hustle-and-bustle-1738068_960_720.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s