A Organização das Nações Unidas (ONU) entrou na luta contra as bactérias resistentes, o que é ainda de realçar por ser apenas a quarta vez que um assunto de saúde é discutido na sua Assembleia Geral, demonstrando bem a importância deste problema.
A ONU reconheceu que o aumento das resistências aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde, pelo que o combate a este problema tem de ser encarado de uma forma global, intergovernamental e em várias vertentes.
As resistências aos antibióticos ocorrem quando as bactérias desenvolvem mecanismos que lhes permitem sobreviver aos fármacos que anteriormente as eleminavam.
A ONU considera prioritária a necessidade de mais investigação e desenvolvimento em áreas como a epidemiologia e microbiologia, para apoiar o desenvolvimento de novos antibióticos, que sejam seguros, eficazes e a preços sustentáveis.
A redução dos resíduos de antibióticos no solo, água e produtos agrícolas exige, igualmente, uma maior vigilância, o que exige maior sensibilização de todos os intervenientes no processo para o uso racional destes fármacos.
Nunca tome antibióticos sem ser por prescrição médica, e siga todas as indicações que lhe forem dadas…
Proteja, assim, a sua saúde e a de todos nós!