A dislexia é uma perturbação que se manifesta por dificuldade na aprendizagem da leitura, apesar de uma educação convencional, uma inteligência adequada e oportunidades sócio-culturais.
Esta dificuldade em ler e escrever é muitas vezes vista como um sinal de baixa capacidade intelectual, o que não corresponde à realidade, dado que em muitos casos estas crianças têm em algumas áreas do conhecimento uma performance superior à média do seu grupo etário.
As crianças disléxicas começam a falar mais tarde, revelando dificuldades na articulação das palavras e na memorização de letras e cores. Combinar sons, fazer rimas e localizar os sons nas palavras são tarefas complicadas para o disléxico. Ao nível da leitura e escrita a dislexia manifesta-se através de confusões com as letras.
No caso de suspeita desta perturbação, a criança deve ser avaliada e, se for caso disso, ser devidamente acompanhada por profissionais especializados, nomeadamente psicólogos e neuropsicólogos com larga experiência nesta matéria.
De realçar que quanto mais precoce a intervenção melhores os resultados.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!