As infeções herpéticas labiais são causadas pelo vírus herpes simplex tipo 1 ,sendo que 80% da população é portadora assintomática desta afeção, e 30% destes apresentam sintomatologia duas ou mais vezes ao longo do ano.
A transmissão é direta ou através de objetos contaminados. A infeção pode ser despoletada por stress, fadiga, alterações hormonais ou exposição ao frio ou ao sol. O surto surge com latejar em torno dos lábios e sensação de queimadura, para além de prurido. Desenvolvem-se, posteriormente, bolhas nos lábios, que são dolorosas e irritativas. O processo leva cerca de uma semana até cicatrizar.
Aqui deixo alguns conselhos úteis:
– Para além do tratamento medicamentoso, feito por indicação do seu médico ou farmacêutico, deve lavar as mucosas com soro fisiológico.
– Para prevenir a disseminação da infeção, deve lavar as mãos após cada aplicação da medicação e sempre que toque nas lesões. Não toque nos olhos…
– Para não contaminar terceiros, não partilhe objetos pessoais como, entre outros, toalhas, copos, talheres e almofadas.
– Evite a exposição ao sol ou frio intenso.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!
Gosto, Tenho um filho que padece desta doença. Vai ser útil a explicação.
GostarGostar