Se tomarmos um medicamento de forma errada podemos comprometer a eficácia, aumentar os efeitos colaterais ou agravar os sintomas. Assim devemos:
– Respeitar o tempo de tratamento prescrito: este aspeto é particularmente importante no caso dos antibióticos, em que é fundamental completar o tratamento mesmo se os sintomas normalmente desaparecem ao fim de 2 ou 3 dias, na medida que se não o fizermos a bactéria pode ficar resistente, causando reinfeção e prejudicando o próprio e toda a população. Em sentido inverso temos o exemplo dos anti-inflamatórios, que são por vezes tomados por longos períodos de tempo, sem critério, nem prescrição médica, podendo causar problemas gástricos, hepáticos e renais.
– Obedecer ao horário prescrito: tão importante como tomar o medicamento durante o tempo certo, é tomá-lo no horário indicado, pois a sua eficácia também depende deste fator.
– O melhor líquido para tomar os medicamentos é a água.
– Nunca retirar o conteúdo da cápsula: esta protege a mucosa da boca e do esófago, e também protege o medicamento da acidez do estômago.
– Triturar o medicamento só quando tal é possível: poderá fazê-lo só nos comprimidos que têm ranhura.
– Nunca engolir os medicamentos sublinguais: esta via de administração permite uma ação mais rápida, tendo a sua formulação especificidades para ser colocado debaixo da língua até à sua completa dissolução.
Em caso de dúvida sobre a toma de um medicamento, consulte o seu farmacêutico.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!
Um texto pertinente e muito importante. Aliás, como sempre! Nunca é demais relembrar e esclarecer as pessoas, pois, infelizmente, muitas vezes tomamos medidas por nossa conta e/ou alteramos a prescrição médica, atitudes nefastas para o nosso organismo. Obrigada. Beijinhos.
GostarGostar