A varicela é uma doença muito comum, altamente contagiosa e surge especialmente no Inverno e na Primavera.
É causada pelo vírus varicela-zoster, que é da família do herpes, e é o mesmo que causa herpes zoster (zona).
Todos os anos a varicela atinge milhares de crianças em Portugal. Nas crianças a varicela é geralmente benigna, já nos adultos podem ocorrer alguns problemas como a pneumonia e a encefalite. As grávidas também são consideradas um grupo de risco, pois podem surgir complicações para o feto, e a varicela é também grave para todos os que têm o sistema imunitário deprimido.
É transmitida por via aérea ou por contacto com as lesões da pele. Uma vez debelada a varicela normalmente não reaparece, gerando imunidade que persiste para toda a vida. No entanto, o vírus permanece alojado no tecido nervoso, numa forma não ativa, podendo em determinadas circunstâncias reativar-se, provocando o que vulgarmente se designa de zona.
O primeiro sintoma é a febre ligeira, seguida de mal-estar e cansaço. Um ou dois dias depois surgem as manchas vermelhas, começando pelo couro cabeludo e alastrando-se a todo o corpo. Estas borbulhas aparecem durante cinco dias e a maioria forma crosta entre cinco a sete dias após a sua formação. Este quadro sintomático é acompanhado por prurido.
A varicela pode ser transmitida a outra pessoa, num período que decorre desde aproximadamente 10 dias após se ser contagiado até todas as bolhas formarem crosta. O isolamento do doente previne a transmissão.
No caso de uma varicela ligeira, o tratamento visa apenas o alívio dos sintomas, acompanhado de repouso e ingestão de líquidos. Nos adultos, ou no caso de surgirem outros sintomas, deve ir imediatamente ao médico!
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!