Hoje assinala-se o dia mundial de doação de leite materno. A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, é a única que possui uma estrutura do género em todo o país, fornecendo leite para a zona metropolitana de Lisboa. Desde a sua criação, em 2009, já ajudou a alimentar cerca de 1000 bebés, sendo que o número ideal para o banco funcionar é ter em simultâneo 12 mães dadoras, o que neste momento está reduzido a um terço.
O leite é ministrado essencialmente a bebés prematuros, cujas mães, quer por motivo de doença, quer em virtude de uma situação de stress associada à prematuridade do seu bebé, não têm leite, ou se o têm é em quantidade insuficiente.
Para uma mulher ser dadora tem de obedecer a uma série de requisitos, como não fumar, não tomar medicação regularmente e estar a amamentar em exclusivo o seu filho, que terá de ter nascido à menos de 4 meses. Terá, também, de passar por uma consulta de triagem.
Após a recolha, o leite é submetido a um processo de pasteurização para ser mais seguro.
O consumo de leite humano, nesta fase precoce da vida, ajuda a prevenir complicações em bebés prematuros, como a rutura da parede do intestino (enterocolite necrotizante), bem como prevenir infeções durante o internamento do bebé.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!