A salmonelose é reconhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos contaminados. A maioria das espécies de salmonella é patogénica para o homem, mas as caraterísticas e gravidade da doença que originam pode variar muito. As salmonellas conseguem crescer em ambientes com temperaturas elevadas, sendo que as temperaturas óptimas de crescimento são 35 a 37ºC.
Os alimentos mais comuns que transmitem esta bactéria, por contaminação, são os ovos, a carne e o leite. Uma correta preparação dos alimentos, permite destruir este tipo de bactérias, contudo alerta-se que a contaminação pode ocorrer através das mãos de quem manipula ou confeciona os alimentos.
Na maioria dos casos esta infeção manifesta-se por diarreia, dores abdominais e febre, que se desenvolvem 12 a 72 horas após a exposição. A doença dura entre 4 a 7 dias e, em alguns casos, pode ser grave, obrigando a hospitalização e a tratamento com antibióticos injetáveis.
No verão, devido às elevadas temperaturas, é necessário ter cuidados acrescidos com a conservação e manipulação dos alimentos.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!