Salmonella…

 

egg-1721440_960_720.jpg

A salmonelose é reconhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos contaminados. A maioria das espécies de salmonella é patogénica para o homem, mas as caraterísticas e gravidade da doença que originam pode variar muito. As salmonellas conseguem crescer em ambientes com temperaturas elevadas, sendo que as temperaturas óptimas de crescimento são 35 a 37ºC.

Os alimentos mais comuns que transmitem esta bactéria, por contaminação, são os ovos, a carne e o leite. Uma correta preparação dos alimentos, permite destruir este tipo de bactérias, contudo alerta-se que a contaminação pode ocorrer através das mãos de quem manipula ou confeciona os alimentos.

Na maioria dos casos esta infeção manifesta-se por diarreia, dores abdominais e febre, que se desenvolvem 12 a 72 horas após a exposição. A doença dura entre 4 a 7 dias e, em alguns casos, pode ser grave, obrigando a hospitalização e a tratamento com antibióticos injetáveis.

No verão, devido às elevadas temperaturas, é necessário ter cuidados acrescidos com a conservação e manipulação dos alimentos.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

salmonella-549608_960_720.jpg

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s