As pessoas que têm uma visão mais otimista da vida resolvem mais facilmente as contrariedades do quotidiano, são mais felizes e tendem a viver mais.
Estas são as conclusões de estudos recentes, em que se verificou que estas pessoas apresentam níveis de cortisol mais baixos, que é a hormona desencadeada pelo stress e que provoca efeitos nefastos no cérebro se permanecer em circulação, durante muito tempo no organismo.
Esta hormona é importante para responder a situações pontuais de stress, mas quando passa a estar quase permanentemente no organismo, por má gestão do stress, ansiedade e nervosismo, pode provocar alterações ao nível da memória, sono, irritabilidade, bem como problemas músculo-esqueléticos e outro doenças psicossomáticas.
Existem no entanto comportamentos que podemos adotar para lidar melhor com as situações menos agradáveis, que naturalmente fazem parte da vida de todos nós.
Assim o melhor é :
– Encarar os problemas e procurar soluções: não ficar a pensar que são situações que só a si acontecem, pois a vitimização não vai ajudar.
– Evitar situações de stress, com uma boa organização das tarefas diárias;
– Festejar a vida, pois os problemas fazem parte dela e são uma forma de aprendizagem que muitas vezes nos ajudam a valorizar outras situaçőes.
– Investir em relações afetuosas, pois são o suporte para as adversidades;
– Encarar as pequenas contrariedades com sentido de humor;
– Aprender a controlar a ansiedade através de técnicas de relaxamento, como ioga, massagem e meditação;
– Valorizar as coisas simples da vida, como um dia de sol, uma boa conversa ou a leitura de um livro ao som da sua musica preferida.
Viva a vida, não espere apenas que o tempo passe!
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!