Golpe de calor…

sunburst-155801_1280.png

No próximo fim de semana está prevista temperaturas muito elevadas em Portugal continental, que ultrapassarão os 40ºC  em alguns distritos, nomeadamente os do interior do território.

Todos nós sonhamos no verão com dias de sol; contudo, é necessário tomar as devidas precauções para evitar os danos para a saúde decorrentes da exposição solar e do calor extremo.

A situação mais grave que pode ocorrer é o golpe de calor, em que o organismo não consegue transpirar, por forma a arrefecer, e assim a temperatura corporal pode atingir 39ºC em 10 a 15 minutos. Para além da febre alta, a pele apresenta-se vermelha, o pulso rápido e forte, podendo ainda serem sentidas náuseas, tonturas, confusão mental e perda total ou parcial da consciência. Deve, ainda, ligar rapidamente para o número de emergência 112 e, enquanto se espera pelo socorro, colocar a pessoa em local fresco e arrefecer o seu corpo com toalhas húmidas.

O golpe de calor pode provocar sequelas permanentes ao nível do cérebro ou, no limite, levar à morte. Como as crianças e os idosos são particularmente vulneráveis à ocorrência de golpes de calor deve ter especial atenção a estas classes etárias.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

thermometer-1613993_1280.png

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s