Dor…

thorns-2013825_1280.jpg

Todos nós já experimentámos a sensação de dor, bem como já assistimos ao sofrimento de outros, constituindo sempre uma situação muito angustiante. A Associação Internacional para o Estudo da Dor considera que esta é uma experiência multidimensional desagradável, envolvendo não só uma componente sensorial mas também emocional.

A dor constitui um dos principais motivos de procura dos cuidados de saúde,  por parte da população em geral. Para além do sofrimento e redução da qualidade de vida, a dor provoca alterações fisiopatológicas que vão contribuir para o aparecimento de comorbilidades, alterações orgãnicas e psicológicas, que vão contribuir para a perpetuação da sensação dolorosa.

A dor pode ser aguda, quando é de início súbito e recente, de duração limitada, e com uma relação temporal e/ou causal bem definida. Quando a dor persiste para além dos 3 meses, ou para lá do curso normal da doença ou cura da lesão que a originou, temos a chamada dor crónica.

O controle da dor é fundamental, quer por meios terapêuticos, quer por abordagens alternativas, para devolver qualidade de vida aos portadores de dor, nomeadamente os que sofrem de dor crónica.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

man-2546791_1280.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s