A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde quando comparada com outros países da Europa.
Assim, sendo considerados idosos saudáveis as pessoas com mais de 70 anos que não apresentam doenças crónicas, e têm uma boa saúde física e mental, apenas 9% dos portugueses desta faixa etária são saudáveis, sendo que este número na Suíça é igual a 58%, na Áustria a 51%, na Alemanha a 38% e na França a 37%.
Estas foram as conclusões do maior estudo europeu efectuado sobre o envelhecimento, com o objetivo de delinear uma estratégia que permita um envelhecimento mais ativo e saudável.
Os resultados da população idosa portuguesa são preocupantes, dado que o aumento de esperança de vida não está a ser acompanhado por um aumento de anos de vida saudável na mesma proporção, o que pode constituir um problema de saúde pública muito grave,cuja resolução implica o investimento prévio a nível educacional e outros.
A difícil acessibilidade aos serviços de saúde, o baixo valor das pensões e a falta de literacia em saúde são também fatores que contribuem para esta “triste” estatística.
Todos sabemos que adotar um estilo de vida saudável desde cedo é a melhor forma de chegar com uma boa performance a idades mais avançadas.
Todos temos a responsabilidade de fazer a nossa parte!
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!
Passei. Parei. Li. E gostei…
Mas, Doutora, tudo isto foi feito de passagem. Quero dizer que a publicação destes textos em livro é indispensável…
GostarGostar