Tão inteligentes e poderosos que nós somos, mas bastou um ser microscópico como o Coronavírus para “paralisar” o mundo…
Na era moderna, o que parecia apenas possivel na ficção, aconteceu…
Um vírus altamente contagioso num mundo globalizado, a ter um efeito dominó devastador, quer na saúde, quer na economia.
Países praticamente parados, cidades fechadas, tráfego aéreo com reduções drásticas, indústria com quebras consideráveis, grandes eventos cancelados, etc.
Tudo é novo e incerto, o que gera a desconfiança e o medo, grandes inimigos quando ocorrem crises desta natureza.
Cabe a todos e a cada um de nós contribuir para a mitigação dos danos desta epidemia, adotando comportamentos responsáveis, de acordo com as sugestões das autoridades sanitárias, nomeadamente a Organização Mundial de Saúde e a Direção Geral de Saúde, e mantendo a racionalidade, extremamente importante e necessária nestas situações.
Destaco a necessidade de mudança dos comportamentos sociais, evitando contactos físicos desnecessários, procedendo à lavagem frequente das mãos e ter particular cuidado com populações vulneráveis, com o sistema imunitário comprometido ou de faixas etárias mais elevadas.
Como tudo tem o seu lado positivo, observa-se uma acentuada redução das emissões de gases poluentes para a atmosfera, resultante desta “mudança de velocidade” do mundo.
(Manuela Resendes)