Emoções…

As emoções são fundamentais para a nossa sobrevivência e dão sentido às nossas vidas.

Mas não é fácil despojarmos-nos das nossas emoções, numa sociedade de intenso escrutínio, em que não são bem vistos estados de tristeza ou de melancolia, sendo as vidas aparentemente felizes e perfeitas que fazem o protótipo de sucesso.

No entanto, não é saudável negarmos ou reprimirmos o que sentimos, pelo que devemos aprender a desatar os nós que nos permitam exprimir, de forma serena e genuína, os nossos estados de alma.

Não nos devemos apegar à dor ou ao prazer, mas sim deixar fluir as emoções num movimento natural, de acordo com as circunstâncias da vida, não refreando momentos felizes, nem reprimindo a tristeza inerente a momentos menos bons.

As emoções que não nos permitimos expressar não desaparecem, e nem tão pouco se desvanecem. Antes, vão-se acumulando, desvirtuando e escravizando o pensamento, com um poder corrosivo para o corpo e para a mente.

Gosto de rir e de comemorar, mas também choro quando a tristeza me visita ou algo me atormenta.

Gosto de expressar as minhas emoções com sinceridade, para as depurar por forma a que não se tornem “tóxicas” ao ponto de contaminarem a minha mente e me roubarem a paz.

Por outro lado gosto de “saborear” intensamente as emoções positivas, durem elas uma eternidade ou apenas um instante, pois é assim que dou pinceladas de colorido a vida.

Também me perco por vezes no meu caos emocional, dos meus medos e inquietações, das injustiças do mundo, mas logo procuro o caminho que me devolva a capacidade de me sentir novamente inteira.

Normalmente não sinto raiva ou rancor, procurando uma explicação que me dê paz e que não deixe marcas perenes na alma, mantendo assim aquela inocência que dá jovialidade, mesmo com o passar dos anos e o desgaste do corpo.

Olho o futuro de forma esperançosa, e tudo o que sinto pode ler-se nos meus olhos!

(Manuela Resendes)

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s