Revisitar a infância

Neste tempo de incerteza, onde não sabemos bem onde vão dar os caminhos que percorremos, senti necessidade de revisitar a minha infância.

Por vezes é preciso desatar os nós do fio que une passado, presente e futuro, para podermos calibrar a bússola e encontrar novamente o norte.

Viajar através do pensamento, pelos lugares onde fui criança, deambulando por estradas e campos, vendo as mesmas casas e os mesmos rostos e sentindo os mesmos cheiros de um tempo agora reencontrado.

Mas num olhar mais atento, senti um vazio, vislumbrei sombras e ouvi o eco da falta de mim própria.

Vi crianças de rostos desconhecidos, rindo e saltando nos mesmos espaços e com a mesma alegria barulhenta. Olharam-me com indiferença, como se aquele sítio não tivesse também sido meu um dia.

Cruzei-me com rostos carregados de marcas do tempo, com ruínas cobertas de plantas invasoras, que ocuparam o espaço deixado pelos seus habitantes, devorando a sua história e as suas memórias.

Entro no “minha igreja”, onde os silêncios estão à espera de serem escutados, para melhor compreender a biografia do meu íntimo e olhar a janela da minha alma.

A partir deste olhar ampliado do meu lugar no mundo, percebi que se deixar uma pequena dose de esperança a quem vive despido dela deixo algo que vai para além de mim.

1 Comment

  1. Lindo texto, como já nos habituou. Revisitar a infância é sempre um bálsamo para a alma. Se houve momentos menos bons, esses ajudaram a crescer. Os melhores são recordados com um misto de emoções: saudade, alegria e alguma nostalgia.
    “Para realizar a maior parte das coisas que desejamos, precisamos recuperar a magia da infância, precisamos recuperar o mago que há dentro de nós e fazer valer a crença de que confiando, exclusivamente, em nós mesmos, podemos ultrapassar qualquer fronteira!” Augusto Branco
    Beijinhos e continuação de uma ótima semana.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s