
Esta é uma frase que tantas vezes dizemos a amigos e familiares, e ouvimos outras tantas, mas que muitas vezes nāo se traduzem em atos, quando é verdadeiramente preciso estar presente.
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Doente, e se há situação em que ter um amigo por perto dá um conforto inexplicável é quando nos sentimos doentes. Quer pelas limitações físicas, que roubam autonomia, quer pela vulnerabilidade acolhida ou pela solidão sentida, o calor de um abraço solidário é o que permite encontrar as respostas sábias.
O “conta comigo” nāo pode corresponder a palavras vazias, de circunstância ou de cortesia; têm de ser sentidas, porque podem ser a luz em horas de abandono ou em noites que parecem nāo ter fim.
É estar quando a coragem dos dias antigos vacilar, e ajudar a encontrar o caminho onde a identidade se perdeu. É estar em silêncio, ou ouvir a musica preferida, encontrando o espaço certo para encaixar na necessidade do outro.
É deixar que o eco das palavras faça ressoar uma mensagem de coragem e esperança nas ausências consentidas.
“Conta comigo” é chegar antes de ser necessário, antecipar dias de solidão e acolher a vulnerabilidade, porque a vida faz muito mais sentido se soubermos partilhar os bons e os maus momentos!
(Manuela Resendes)

Sei do que fala a Manuela, porque senti o que ela sente no que diz.
Fui voluntário durante 5 anos no Hospital Pedro Hispano, e outros 5 na Stª Casa de Misericórdia de Paços de Ferreira…
É bom nunca esquecermos este dia, e mais do que o dia, aqueles que vivem as carências do bem mais precioso: A Saúde!
GostarGostar
Sem duvida!!!
Obrigada
GostarGostar