As vitaminas são substâncias orgânicas de origem natural, que intervêm em importantes processos metabólicos, cuja síntese no nosso organismo pode ser insuficiente ou mesmo inexistente. As deficiências em determinadas vitaminas resultam de algumas situações, como uma dieta inadequada, determinadas patologias ou mesmo a indução por fármacos. Por outro lado, algumas situações requerem uma maior necessidade em vitaminas, como a gravidez, o aleitamento ou esforços físicos excessivos.
Apesar do uso de suplementos vitamínicos ser hoje corrente, dado que a população facilmente pode aceder no mercado, e sem necessidade de receita médica, a uma grande variedade de vitaminas e/ou sais minerais, indivíduos saudáveis e com um dieta equilibrada não necessitam de recorrer a tais produtos.
A toma de doses excessivas de vitaminas hidrossolúveis, nomeadamente as vitaminas do complexo B e a C, acarreta um risco diminuto para a saúde, mas também não tem qualquer vantagem terapêutica visto que rapidamente são excretadas através da urina. Já as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) quando ingeridas em doses excessivas são potencialmente perigosas pois acumulam-se no organismo, com efeitos adversos para a saúde.
Não tome vitaminas sem consultar o seu médico ou farmacêutico!