Esta foi uma visita diferente, a uma aldeia de xisto que tem algumas particularidades curiosas e belas. Começa por ser uma aldeia branca, pois os seus habitantes pintam as casas de branco, por cima do xisto. Tem uma paisagem deslumbrante, com vista para o rio Zêzere, com uma praia fluvial e uma piscina natural a partir do rio…
Possui também um vasto património religioso, para além de fazer parte dos caminhos de Santiago.
Falei com o Sr. José, que depois de 50 anos de trabalho, a viver próximo da capital, voltou às origens, para gozar a reforma com dias mais tranquilos e usufruir da deslumbrante paisagem da sua aldeia.
Falei também com a D. Raquel, de uma disponibilidade e simpatia desconcertantes, que é responsável pela loja de artesanato e de produtos regionais, e que também faz a visita guiada para mostrar o património religioso mais importante da Aldeia de Álvaro.
A D. Raquel explicou-me também o apoio que a Santa Casa da Misericórdia presta aos idosos, possuindo um centro de dia e apoio domiciliário, incluindo higiene e alimentação.
Também foi possível perceber que há um grande espírito de entreajuda entre os habitantes da aldeia, que já foi sede de concelho em tempos remotos, e que à cerca de uma dúzia de anos tinha 300 habitantes e hoje apenas cerca de 50. Apesar de todas as peripécias para lá chegar, foi muito bom conhecer esta aldeia e as suas gentes.
Um especial agradecimento à D. Raquel, que trouxe no meu coração…
Lindíssimo.
GostarGostar
Parece um postal…..beijinhos.
GostarGostar