O Governo de Portugal irá disponibilizar brevemente uma plataforma “on line” onde ficarão disponíveis informações importantes para não só melhor cuidar do doente dependente, como também para proteger os seus cuidadores.
Pretende-se com esta plataforma capacitar o cuidador informal (familiar, vizinho, amigo, etc) no domínio de algumas técnicas, relativas à melhor forma de mobilizar o doente, no sentido de evitar que o doente se engasgue ao engolir, ou como evitar acidentes domésticos através do uso de tapetes anti-derrapantes.
Esta plataforma surge como uma das vertentes do estatuto de cuidador informal, em que se pretende também que estas pessoas venham a beneficiar de algumas regalias, nomeadamente benefícios fiscais e redução do horário de trabalho.
Segundo fonte do Ministério da Saúde existirão cerca de 110 000 pessoas dependentes no domicilio em Portugal.
Importante também é criar condições para que o cuidador possa ter descanso regular e usufruto de férias, dado que esta atividade implica uma sobrecarga muito grande aos níveis físico, psíquico e social. Importa não esquecer que garantir o melhor bem estar do cuidador é o melhor caminho para proporcionar melhor qualidade de vida ao doente.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus…