O trabalho por turnos, implica uma mudança do ritmo normal de funcionamento do organismo, o que pode afetar a saúde.
O nosso organismo é regido por um ritmo diurno e outro noturno, em que no primeiro a atividade produtiva é mais fácil, relacionado com a génese de determinadas hormonas e mediadores dependentes da luz, sendo que no segundo, devido à ausência de luz, há uma predisposição para o descanso.
Quando se trabalha por turnos, incluindo durante a noite, o organismo tem de adaptar o seu rendimento noturno ao diurno, algo que não é natural, e pode afetar a saúde. Tem, ainda, a agravante de que muitas pessoas que trabalham por turnos sofrem de insónias, por dificuldade de adaptação às constantes mudanças de horário, levando a altos níveis de stress, fadiga crónica, problemas digestivos e intestinais, alterações hormonais e problemas circulatórios.
Para ajudar a combater a sonolência durante as tarefas laborais é importante que o local de trabalho disponha de uma boa iluminação, ventilação e temperatura amena. É entre as 2h e as 5h da manhã que se sente mais sono, pelo que é imprescindível fazer pequenas pausas para manter a concentração.
Para recuperar é necessário ter descanso adequado, em quarto escuro e silencioso, e com temperatura amena, para desfrutar de um sono o mais reparador possível.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!