Hoje, 4 de Fevereiro, é o Dia Mundial de luta corta o cancro. Esta é uma efeméride de âmbito global, que visa unir a população em torno da luta contra o cancro.
A União Internacional de Controlo do Cancro, entidade responsável pela definição das iniciativas a desenvolver no âmbito da celebração desta data, propôs para o triénio 2016-2018 a campanha “Nós podemos. Eu posso.”
A mensagem visa a responsabilização individual e social/comunitária em diversas vertentes relacionadas com a doença oncológica, desde a prevenção ao acompanhamento do doente, familiares e cuidadores.
Sobre o cancro só me ocorre citar uma passagem do livro da autoria de Clara Jesus “Dar luta ao cancro“.
(…) É a doença das incertezas. Não se sabe exactamente por que aparece, nem se sabe exactamente se desaparece de vez. Talvez seja das doenças mais democráticas – pois não escolhe idade ou género, ricos ou pobres. Não há quem não conheça alguém com cancro, seja família, amigos ou colegas de trabalho. Chega quase sempre de repente e nesse instante tira o chão debaixo dos pés, de quem o sofre na pele e de quem está à volta. (…)
E como dizia Steve Jobs, que também faleceu de cancro: “Estamos aqui para fazer alguma diferença no Universo. Senão porque estar aqui?”
Vamos todos começar hoje a contribuir para esta causa!
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus.