Romeiros…

Romeiros (Grupo).png

A prática atual dos Romeiros de S. Miguel, que outrora se designava de Visita às Casinhas de Nossa Senhora, e que se pensa ter tido origem em promessas feitas devido aos terramotos e erupções vulcânicas no século dezasseis, constitui ainda hoje um fenómeno religioso e etnográfico de grande interesse.

Podemos definir as Romarias  de São Miguel como um grupo de penitentes que, durante uma das semanas da quaresma, percorrem a ilha a pé e visitam todas as igrejas e ermidas onde se encontre a imagem da Virgem Maria (são cerca de 100 templos).

Cada romeiro apresenta-se vestido com o traje que usa habitualmente, coberto com um xaile, com um lenço ao pescoço, uma sacola para comida e terço e bordão na mão.

O rancho quando em marcha, adota uma formação constituída por 3 alas. As dos lados são compostas por Romeiros,  estando à frente de cada uma destas alas os guias. A ala do meio integra o Mestre, o Contra-Mestre, o Lembrador de Almas, o Procurador de Almas e o Cruzado.

Esta é a primeira semana de peregrinação das Romarias Quaresmais em  São Miguel, e vão estar na estrada entre 4 de Março e 13 de Abril de 2017.

Previna o acidente e respeite os Romeiros!

vol_romeiros_590px_1.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s